domingo, 3 de maio de 2009

Profissão: Artista

Todo mundo já foi ao circo e tem histórias e lembranças de um espetáculo que desde que o mundo é mundo, existe. Cada um guarda na memória recordações de mágicos, palhaços, trapezistas, elefantes, pipoca, maçã do amor, gargalhadas e calça listrada. Quem não lembra de ter sentado em uma arquibancada e bater palmas ao ritmo da marchinha, aquela música que faz com que você se sinta imerso e absorvido naquele universo encantador e alegórico que é o circo.

Circo é uma palavra redonda, uma ciranda, uma roda, uma bola, um nariz de palhaço. Isso é o que todo mundo sabe de circo. Mas o que muita gente não sabe é que atrás desse pano estrelado, desse picadeiro de areia, dessa tinta na cara, existe o filho com febre, a escola, o banheiro improvisado, o trailer apertado, a bacia, o macacão no varal, a estrada, a poeira, a estrada e a poeira... Quando vamos ao circo estamos entrando no picadeiro que é a sala de visita do palhaço, do malabarista, da bailarina. E o que vamos encontrar aqui é o quarto, é a cozinha, é o quintal.

Para mim, que trabalho com arte, ter feito Profissão: Palhaço foi como ganhar um presente surpresa. Normalmente o que estamos buscando fazer em ficção é que algo seja o mais realista possível. Criamos para que o espectador imagine que aquilo sempre esteve ali daquela maneira, na mais perfeita (des)ordem natural das coisas. E que felicidade deparar com o cenário pronto, ideal, esperando para ser minuciosamente explorado em toda sua riqueza de detalhes e que se mostra ali em toda sua beleza espontânea, nua, verdadeira. Acho que nem em meus sonhos, na minha mais louca fantasia de circo, eu imaginei aquela lona para mim. Aquela lona tem vida, é uma contadora de histórias, uma artista que também merece os aplausos do público. Ali, debaixo daquela lona, o pão e o circo estão no mesmo prato.

Eu não sei se a arte imita a vida ou é a vida quem imita a arte, o que eu sei é que fazer um documentário é uma aula de como fazer uma ficção.


Marcos Bautista, Diretor de Arte

2 comentários:

  1. Que Deus ilumine sempre seus passos. Acredite no seu potencial e siga em frente.
    Adorei as imagens do Blog!!!

    ResponderExcluir
  2. Perfeita colocação irmão...

    Me peguei imaginando o que vcs terão visto, mas só vcs sabem, sentem, entendem.

    Como sempre, busco músicas, mensagens ou pensamentos que expressem, comparem, definam o os meus sentimentos. Não ia ser diferente no comentário de uma postagem sua...E olhe: Nem imaginei que vc esperava por isso...(risos)

    Olhar para o circo como espectador é como olhar para o imaginário para o sonho. Olhar o circo de dentro é como olhá-lo através do espelho, como no livro de Jostein Gaarder:

    "Nós enxergamos tudo num espelho, obscuramente. Às vezes conseguimos espiar através do espelho e ter uma visão de como são as coisas do outro lado. Se conseguíssemos polir mais esse espelho veríamos muito mais coisas, porém, não enxergaríamos a nós mesmos."

    Que o circo sempre plante sonhos em nossas vidas e alimente suas próprias vidas.

    ResponderExcluir